Códigos Maliciosos (Malware)


Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

  • Pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;
  • Pela auto execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
  • Pelo acesso a páginas web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;
  • Pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;
  • Pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).
  • Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários, de acordo com as permissões de cada usuário.

Os principais motivos que levam um atacante a desenvolver e a propagar códigos maliciosos são a obtenção de vantagens financeiras, a coleta de informações confidenciais, o desejo de autopromoção e o vandalismo. Além disto, os códigos maliciosos são muitas vezes usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, a realização de ataques e a disseminação de spam.

Um dos principais tipos de códigos maliciosos existentes são os vírus. 

Vírus

Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:

  • Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.
  • Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens. A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.

Para proteger o seu computador, é necessário utilizar ferramentas antimalware, que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador. Antivírus, antispyware, antirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo. Veja alguns cuidados a serem tomados:

  • Tenha um antimalware instalado em seu computador (programas online, apesar de bastante úteis, exigem que seu computador esteja conectado à Internet para que funcionem corretamente e podem conter funcionalidades reduzidas);
  • Configure o antimalware para verificar automaticamente arquivos anexados aos e-mails e obtidos pela Internet;
  • Configure o antimalware para verificar automaticamente os discos rígidos e as unidades removíveis (como pen-drives, cds, dvds e discos externos);
  • Mantenha o antimalware sempre atualizado, com a versão mais recente e com todas as atualizações existentes aplicadas;
  • Crie um disco de emergência e o utilize-o quando desconfiar que o antimalware instalado está desabilitado/comprometido ou que o comportamento do computador está estranho (mais lento, gravando ou lendo o disco rígido com muita frequência, etc.).

Saiba mais acessando o site Cartilha de Segurança para Internet, pelo endereço https://cartilha.cert.br/.

Fonte: Adaptado de https://cartilha.cert.br/malware/ e https://cartilha.cert.br/mecanismos/



1 – Escreva uma forma de como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador:



2 – São motivos que levam um atacante a desenvolver e a propagar códigos maliciosos, exceto:

A) desvantagens financeiras
B) coleta de informações confidenciais
C) o desejo de autopromoção
D) vandalismo

3 – Complete a frase:

Vírus é um ___________________ ou parte de um programa de computador, normalmente ___________________, que se propaga inserindo ____________ de si mesmo e se tornando parte de outros programas e __________________.

4 – Vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens. De qual tipo de vírus estamos falando?

A) Vírus propagado por e-mail.
B) Vírus de script.
C) Vírus de macro.
D) Vírus de telefone celular.

5 – Qual ferramenta antimalware é necessária para proteger o seu computador de vírus?

A) antispyware
B) antirootkit
C) antivírus
D) antitrojan




GABARITO

1 – Pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis.
2 – A 
3 – programa - malicioso - cópias - arquivos
4 – D
5 – C

Postar um comentário

0 Comentários