Pixel Art Codificado

Os computadores armazenam desenhos, fotografias e outras imagens usando apenas números. A atividade seguinte demonstra como eles podem fazer isso.
As telas dos computadores são divididas em uma grade de pequenos pontos chamados pixels (do inglês, picture elements - elementos de imagem). Em uma foto em preto e branco, cada pixel ou é preto ou é branco.
Na imagem acima, a letra “a” foi ampliada para mostrar os pixels. Quando um computador armazena uma imagem, basta armazenar quais pontos são pretos e quais pontos são brancos.
A figura acima nos mostra como uma imagem pode ser representada por números. A primeira linha consiste de um pixel branco, seguido de três pixels pretos e, por fim, de um pixel branco. Assim, a primeira linha é representada por 1, 3, 1.
O primeiro número sempre se refere ao número de pixels brancos. Se o primeiro pixel for preto, a linha começará com um zero.

Hora da Atividade

A primeira imagem é a mais fácil e a última é a mais complexa. É fácil cometer erros. Portanto, procure usar um lápis para colorir e uma borracha!

1)

4, 11, 3
4, 9, 2, 1, 2
4, 9, 2, 1, 2
4, 11, 3
4, 9, 5
4, 9, 5
5, 7, 6
0, 17, 1
1, 15, 2

2)

6, 5, 2, 3,2
4, 2, 5, 2, 3, 1, 1
3, 1, 9, 1, 2, 1, 1
3, 1, 9, 1, 1, 1, 2
2, 1, 11, 1, 3
2, 1, 10, 2, 3
2, 1, 9, 1, 1, 1, 3
2, 1, 8, 1, 2, 1, 3
2, 1, 7, 1, 3, 1, 3
1, 1, 1, 1, 4, 2, 3, 1, 4
0, 1, 2, 1, 2, 2, 5, 1, 4
0, 1, 3, 2, 5, 2, 5
1, 3, 2, 5, 7

3)

6, 6, 6
5, 1, 2, 2, 2, 1, 5
6, 6, 6
4, 2, 6, 2, 4
3, 1, 10, 1, 3
2, 1, 12, 1, 2
2, 1, 3, 1, 4, 1, 3, 1, 2
1, 2, 12, 2, 1
0, 1, 16, 1
0, 1, 6, 1, 2, 1, 6, 1
0, 1, 7, 2, 7, 1
1, 1, 14, 1, 1
2, 1, 12, 1, 2
2, 1, 5, 2, 5, 1, 2
3, 1, 10, 1, 3
4, 2, 6, 2, 4
6, 6, 6

4)

2, 1, 4, 1, 12 
2, 2, 2, 2, 12 
1, 8, 11 
1, 2, 1, 2, 1, 2, 11 
1, 8, 11  
2, 6, 5, 5, 2 
4, 2, 6, 1, 5, 1, 1 
4, 2, 5, 1, 2, 3, 1, 1, 1 
4, 2, 5, 1, 2, 1, 1, 1, 1, 1,1 
4, 2, 5, 1, 2, 1, 3, 1, 2 
4, 2, 6, 1, 2, 3, 2 
4, 4, 5, 1, 6 
4, 6, 4, 1, 5  
4, 7, 4, 1, 4 
4, 8, 4, 1, 3 
4, 9, 4, 1, 2 
4, 10, 4, 1, 1 
4, 10, 4 , 1, 1 
3, 12, 2, 1, 2 
2, 15, 3 


Fonte: Computer Science Unplugged (csunplugged.org)

Postar um comentário

0 Comentários