Liquática - Uma Alternativa para Redução do Lixo nos Oceanos

Resumo: Diante dos avanços tecnológicos e populacionais, o mar tornou-se um grande depósito de lixo, onde toneladas são despejadas por anos nos oceanos. Com descarte incorreto, os resíduos vão parar em lixões, muitos deles à beira de corpos d’água, que seguem pelo seu caminho natural até o mar. São diversos os materiais que compõem o lixo flutuante, sua maior parte de plástico, que apesar de ser versátil no dia a dia, possui um tempo de vida útil muito curto e sua degradação é extremamente lenta, causando fortes impactos a biodiversidade e um grande risco à saúde humana. Entende-se que a melhor solução ainda é a prevenção, bons hábitos e uma melhor gestão para o descarte correto desses resíduos. Porém, o lixo existente no ambiente marinho já é um desafio global semelhante às mudanças climáticas. A alternativa encontrada para reduzir o lixo marinho foi a criação de uma lixeira aquática (Liquática), que faz a coleta dos resíduos flutuantes nos rios, evitando que a poluição chegue até os mares e oceanos. Destaca-se que o projeto seja de grande relevância por ser uma alternativa para diminuir o lixo marinho, por conscientizar as crianças sobre os problemas reais do mundo e por incentivar boas práticas em prol da preservação da vida e do meio ambiente.
Palavras Chaves: Robótica, Educação, Lixo Marinho

Abstract: In the face of technological and population advances, the sea has become a large garbage dump, where tons are dumped for years in the oceans. With incorrect disposal, the waste will end up in dumps, many of them on the edge of bodies of water, which follow their natural path to the sea. There are several materials that make up floating waste, mostly plastic, which despite being versatile in everyday life, has a very short shelf life and its degradation is extremely slow, causing strong impacts on biodiversity and a great risk. to human health. It is understood that the best solution is still prevention, good habits and better management for the correct disposal of these wastes. But waste in the marine environment is already a global challenge similar to climate change. The alternative found to reduce marine litter was the creation of an aquatic dump (Liquática), which collects floating waste in rivers, preventing pollution from reaching the seas and oceans. It is noteworthy that the project is of great relevance as it is an alternative to reduce marine litter, to make children aware of the real problems of the world and to encourage good practices for the preservation of life and the environment.
Keywords: Robotics, Education, Marine Waste

1 INTRODUÇÃO

Segundo o site do Estadão, estudos sobre a poluição marinha estimam que pelo menos 25 milhões de toneladas de lixo são despejadas por ano nos oceanos.

Cerca de 80% de todo o lixo encontrado nos mares e oceanos são de origem terrestre, resultado da ineficiência dos serviços de gestão de resíduos nas cidades e do descarte incorreto de resíduos no meio ambiente pela população. Os outros 20% estão relacionadas com atividades marítimas, que são tirados das embarcações ou resultado de pesca abandonada ou perdida.

O lixo marinho é composto por muitos tipos de materiais, acredita-se que 90% seja plástico, índice compreensível, pelo material ser versátil no dia a dia, porém com tempo de vida útil muito curto e sua degradação ser extremamente lenta (podendo durar séculos) e causar fortes impactos no meio ambiente devido à sua composição.

O entulho plástico despejado pelo homem nos mares mata a cada ano mais de 1 milhão de pássaros e 100 mil mamíferos e tartarugas marinhas. Estima-se que em 2050, poderá ter mais plástico do que peixes nos oceanos.

O objetivo deste projeto é de criar um robô como alternativa para reduzir o lixo nos mares e oceanos; contribuir com a diminuição do lixo flutuante no mundo e com a preservação da vida marinha e humana; e desenvolver o senso crítico dos educandos diante de um problema real que é a poluição marinha.

Este artigo encontra-se organizado da seguinte forma: a seção 2 apresenta o trabalho proposto, a seção 3 descreve os materiais e métodos. Os resultados são apresentados na seção 4, e as conclusões são apresentadas na seção 5.

2 O ROBÔ

O desenvolvimento do projeto se deu nas aulas de robótica educacional, no contraturno, permitindo momentos de pesquisa, troca de ideias e rodas de conversa para debater os problemas reais do mundo. Surgindo assim, a ideia de criar um robô que pudesse servir como alternativa para diminuir ou solucionar a poluição marinha.

O robô deste trabalho, refere-se a uma lixeira aquática, chamada de Liquática, criada para realizar a coleta do lixo marinho flutuante.

Inicialmente foi pensando em instalá-lo nos rios, evitando que os resíduos sólidos cheguem até os mares e oceanos e consequentemente que causem danos a vida marinha e do próprio homem.

A Liquática faz a coleta do lixo através de uma esteira e o armazena em um contêiner, para que posteriormente seja feita a reciclagem ou destinação correta dos resíduos.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

Foi confeccionado um cartaz com informações sobre o descarte incorreto do lixo, o problema do plástico nos oceanos, o tempo de decomposição, a prevenção como a solução e sobre a alternativa que é a Liquática, para sintetizar as informações e organizar as ideias.

Para a construção do robô, foram feitas quatro versões inicialmente, o primeiro (Figura 1) era de papelão para simular o seu funcionamento. O segundo (Figura 2) utilizando a tecnologia Lego Mindstorms, para visualizar na prática o funcionamento de uma esteira que coletasse o lixo flutuante em ambiente aquático. A terceira ideia (Figura 3) da esteira, foi feita de madeira, seu circuito eletrônico foi montado e as primeiras programações do Arduino iniciadas. Posteriormente, a quarta versão (Figura 4) em acrílico foi construída, para assim sua imersão na água e efetivação dos testes dentro de uma piscina (Figura 5).

Os materiais utilizados para o protótipo da Liquática foram: uma balsa feita de cano PVC, EVA e hélices de plástico (de canudos de açúcar), composta de uma caçamba de caminhão de brinquedo e uma esteira de base acrílica com suporte de metal, parafusos, engrenagens e lona de EVA.

Para o circuito eletrônico foi utilizado a plataforma Arduino e outros componentes como protoboard, jumpers, motores dc, potenciômetro de 10 kΩ, transistor TIP120, diodo 1N4001, fonte de alimentação externa e case de proteção contra umidade.

A programação foi desenvolvida no Arduino IDE, baseada na linguagem C++, onde o Arduino faz o controle de motores simples de corrente contínua em conjunto com uma fonte de alimentação externa, que permite o funcionamento tanto da esteira quanto das hélices da balsa.

Na escola, os testes do protótipo foram feitos em uma piscina infantil de 88 litros.

 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Aponta-se como resultado o interesse dos alunos em buscar alternativas para reduzir e até mesmo solucionar o problema do lixo nos oceanos.

A grande quantidade de lixo jogado no mar, compromete seriamente a biodiversidade marinha e a sua entrada na cadeia alimentar representa um grande risco para a saúde humana.

Entende-se que os prejuízos provocados pelo descarte incorreto do lixo, vão além da esfera econômica, sendo complexos e duradouros.

5 CONCLUSÕES

Compreende-se que a prevenção ainda é a melhor solução. São boas atitudes como escolher produtos reutilizáveis, reciclar, evitar o desperdício de embalagens, mudar os hábitos, recolher e destinar corretamente o lixo, que resolvem o problema da poluição marinha.

Conclui-se que o robô Liquática é de grande contribuição para reduzir o lixo flutuante nos mares e oceanos, por conscientizar as crianças sobre os problemas reais do mundo e por incentivar boas práticas em prol da preservação da vida e do meio ambiente.

Porém, como todo protótipo, faz-se necessário um aprimoramento quanto a coleta de microplásticos, ampliação da tecnologia para indicar quando o contêiner estiver cheio e quando um ser vivo for coletado junto aos resíduos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARDUINO. Disponível em: <http://www.arduino.cc>. Acesso em: ago 2016.

GIRARDI, Giovana. Oceanos recebem 25 milhões de toneladas de lixo por ano. O Estadão. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/noticias/oceanos-recebem-25-milhoes-de-toneladas-de-lixo-porano>. Acesso em: 15 fev 2019.

MCROBERTS, Michael. Arduino básico. São Paulo: Novatec, 2015.

MORE, Rodrigo. A poluição do meio ambiente marinho e o princípio da precaução. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/3194/a-poluicao-do-meio-ambiente-marinho-e-oprincipio -da-precaucao>. Acesso em: 22 fev 2019.

SOUZA, Joice. Poluição Marinha. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ecologia/poluição-marinha/>. Acesso em: 15 fev 2019.

Disponível em MNR/Mostra Virtual: http://200.145.27.212/MNR/mostravirtual/interna.php?id=32857

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