Resumo: Diante dos avanços
tecnológicos e populacionais, o mar tornou-se um grande depósito de lixo, onde
toneladas são despejadas por anos nos oceanos. Com descarte incorreto, os
resíduos vão parar em lixões, muitos deles à beira de corpos d’água, que seguem
pelo seu caminho natural até o mar. São diversos os materiais que compõem o
lixo flutuante, sua maior parte de plástico, que apesar de ser versátil no dia
a dia, possui um tempo de vida útil muito curto e sua degradação é extremamente
lenta, causando fortes impactos a biodiversidade e um grande risco à saúde
humana. Entende-se que a melhor solução ainda é a prevenção, bons hábitos e uma
melhor gestão para o descarte correto desses resíduos. Porém, o lixo existente
no ambiente marinho já é um desafio global semelhante às mudanças climáticas. A
alternativa encontrada para reduzir o lixo marinho foi a criação de uma lixeira
aquática (Liquática), que faz a coleta dos resíduos flutuantes nos rios,
evitando que a poluição chegue até os mares e oceanos. Destaca-se que o projeto
seja de grande relevância por ser uma alternativa para diminuir o lixo marinho,
por conscientizar as crianças sobre os problemas reais do mundo e por
incentivar boas práticas em prol da preservação da vida e do meio ambiente.
Palavras Chaves: Robótica, Educação, Lixo Marinho
Abstract: In the face of technological and population advances, the sea
has become a large garbage dump, where tons are dumped for years in the oceans.
With incorrect disposal, the waste will end up in dumps, many of them on the
edge of bodies of water, which follow their natural path to the sea. There are
several materials that make up floating waste, mostly plastic, which despite
being versatile in everyday life, has a very short shelf life and its
degradation is extremely slow, causing strong impacts on biodiversity and a
great risk. to human health. It is understood that the best solution is still
prevention, good habits and better management for the correct disposal of these
wastes. But waste in the marine environment is already a global challenge
similar to climate change. The alternative found to reduce marine litter was
the creation of an aquatic dump (Liquática), which collects floating waste in
rivers, preventing pollution from reaching the seas and oceans. It is
noteworthy that the project is of great relevance as it is an alternative to
reduce marine litter, to make children aware of the real problems of the world
and to encourage good practices for the preservation of life and the
environment.
Keywords: Robotics, Education, Marine Waste
1 INTRODUÇÃO
Segundo o site do Estadão, estudos sobre a
poluição marinha estimam que pelo menos 25 milhões de toneladas de lixo são
despejadas por ano nos oceanos.
Cerca de 80% de todo o lixo encontrado nos
mares e oceanos são de origem terrestre, resultado da ineficiência dos serviços
de gestão de resíduos nas cidades e do descarte incorreto de resíduos no meio
ambiente pela população. Os outros 20% estão relacionadas com atividades
marítimas, que são tirados das embarcações ou resultado de pesca abandonada ou
perdida.
O lixo marinho é composto por muitos tipos de
materiais, acredita-se que 90% seja plástico, índice compreensível, pelo
material ser versátil no dia a dia, porém com tempo de vida útil muito curto e
sua degradação ser extremamente lenta (podendo durar séculos) e causar fortes
impactos no meio ambiente devido à sua composição.
O entulho plástico despejado pelo homem nos
mares mata a cada ano mais de 1 milhão de pássaros e 100 mil mamíferos e
tartarugas marinhas. Estima-se que em 2050, poderá ter mais plástico do que
peixes nos oceanos.
O objetivo deste projeto é de criar um robô
como alternativa para reduzir o lixo nos mares e oceanos; contribuir com a
diminuição do lixo flutuante no mundo e com a preservação da vida marinha e
humana; e desenvolver o senso crítico dos educandos diante de um problema real
que é a poluição marinha.
Este artigo encontra-se
organizado da seguinte forma: a seção 2 apresenta o trabalho proposto, a seção
3 descreve os materiais e métodos. Os resultados são apresentados na seção 4, e
as conclusões são apresentadas na seção 5.
2 O ROBÔ
O desenvolvimento do projeto se deu nas aulas de robótica educacional, no contraturno, permitindo momentos de pesquisa, troca de ideias e rodas de conversa para debater os problemas reais do mundo. Surgindo assim, a ideia de criar um robô que pudesse servir como alternativa para diminuir ou solucionar a poluição marinha.
Inicialmente foi pensando em instalá-lo nos
rios, evitando que os resíduos sólidos cheguem até os mares e oceanos e
consequentemente que causem danos a vida marinha e do próprio homem.
A Liquática faz a coleta do lixo através de uma esteira e o armazena em um contêiner, para que posteriormente seja feita a reciclagem ou destinação correta dos resíduos.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Foi confeccionado um cartaz com informações
sobre o descarte incorreto do lixo, o problema do plástico nos oceanos, o tempo
de decomposição, a prevenção como a solução e sobre a alternativa que é a
Liquática, para sintetizar as informações e organizar as ideias.
Para a construção do
robô, foram feitas quatro versões inicialmente, o primeiro (Figura 1) era de
papelão para simular o seu funcionamento. O segundo (Figura 2) utilizando a
tecnologia Lego Mindstorms, para visualizar na prática o funcionamento de uma
esteira que coletasse o lixo flutuante em ambiente aquático. A terceira ideia
(Figura 3) da esteira, foi feita de madeira, seu circuito eletrônico foi
montado e as primeiras programações do Arduino iniciadas. Posteriormente, a
quarta versão (Figura 4) em acrílico foi construída, para assim sua imersão na
água e efetivação dos testes dentro de uma piscina (Figura 5).
Os materiais utilizados para o protótipo da
Liquática foram: uma balsa feita de cano PVC, EVA e hélices de plástico (de
canudos de açúcar), composta de uma caçamba de caminhão de brinquedo e uma
esteira de base acrílica com suporte de metal, parafusos, engrenagens e lona de
EVA.
Para o circuito eletrônico foi utilizado a
plataforma Arduino e outros componentes como protoboard, jumpers, motores dc,
potenciômetro de 10 kΩ, transistor TIP120, diodo 1N4001, fonte de alimentação
externa e case de proteção contra umidade.
A programação foi desenvolvida no Arduino
IDE, baseada na linguagem C++, onde o Arduino faz o controle de motores simples
de corrente contínua em conjunto com uma fonte de alimentação externa, que
permite o funcionamento tanto da esteira quanto das hélices da balsa.
Na escola, os testes do protótipo foram
feitos em uma piscina infantil de 88 litros.
Aponta-se como resultado o interesse dos
alunos em buscar alternativas para reduzir e até mesmo solucionar o problema do
lixo nos oceanos.
A grande quantidade de lixo jogado no mar,
compromete seriamente a biodiversidade marinha e a sua entrada na cadeia alimentar
representa um grande risco para a saúde humana.
Entende-se que os prejuízos provocados pelo descarte incorreto do lixo, vão além da esfera econômica, sendo complexos e duradouros.
5 CONCLUSÕES
Compreende-se que a prevenção ainda é a
melhor solução. São boas atitudes como escolher produtos reutilizáveis,
reciclar, evitar o desperdício de embalagens, mudar os hábitos, recolher e
destinar corretamente o lixo, que resolvem o problema da poluição marinha.
Conclui-se que o robô Liquática é de grande
contribuição para reduzir o lixo flutuante nos mares e oceanos, por
conscientizar as crianças sobre os problemas reais do mundo e por incentivar
boas práticas em prol da preservação da vida e do meio ambiente.
Porém, como todo protótipo, faz-se necessário
um aprimoramento quanto a coleta de microplásticos, ampliação da tecnologia
para indicar quando o contêiner estiver cheio e quando um ser vivo for coletado
junto aos resíduos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Acesso em: ago 2016.
GIRARDI, Giovana. Oceanos recebem 25 milhões de toneladas
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<https://jus.com.br/artigos/3194/a-poluicao-do-meio-ambiente-marinho-e-oprincipio
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SOUZA, Joice. Poluição Marinha. Disponível em:
<https://www.infoescola.com/ecologia/poluição-marinha/>. Acesso em: 15 fev
2019.
Disponível em MNR/Mostra Virtual: http://200.145.27.212/MNR/mostravirtual/interna.php?id=32857
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