Tecnologia Náutica e DIY Barco com Propulsão Elástica


Por que o navio não afunda?

    Você já se perguntou, mesmo com aquele peso todo, por que o navio não afunda? É devido ao empuxo, a diferença entre forças, explicada pelo Princípio de Arquimedes, disponível no vídeo abaixo. Vamos fazer uma experiência para entender melhor como funciona.


    Experimente colocar uma parafuso de ferro dentro de uma piscina, certamente ele afundará, pois a densidade do ferro é maior que a densidade da água. Agora repita o processo, mas coloque o parafuso dentro de uma balão e o encha com ar. Curioso, né? Agora ele flutua, pois a densidade do sistema é menor do que a densidade da água, devido ao ar dentro do balão. O mesmo ocorre com um navio. Veja a experiência na prática no vídeo a seguir.


    Quando um corpo é colocado na água, ele desloca essa água para o fundo e para os lados. A água deslocada exerce uma força sobre o corpo, empurrando-o para cima, ela tenta, desta forma, voltar ao lugar que ocupava. É esta força que impede que o navio afunde. 
    Saiba mais por que o navio não afunda a seguir.

Fonte: Adaptado de http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/por-que-o-navio-nao-afunda/.


Para que serve o hélice dos barcos?


    O hélice é a parte mais importante do barco. Ele é encarregado de transformar toda a energia gerada pelos motores em força para impulsionar o casco da embarcação. É importante ressaltar que sem hélices adequados e bem ajustados, não adianta ter um motor potente.
  Os hélices afetam todo o desempenho e performance do barco, e em diversos quesitos, como: aceleração; velocidade máxima; curvas; consumo; manobras; força; e eficiência. Podem ser feitos de diversos materiais diferentes, entre eles: alumínio; aço inoxidável; bronze; e plástico. São compostos por duas partes principais: o cubo e as pás.
    Existem três outros aspectos importantes para se avaliar: diâmetro; passo; e inclinação. Quanto maior o diâmetro do hélice, mais domínio da embarcação terá sob o mar agitado. Quanto menor o passo, mais velocidade. E hélices com alta inclinação operam melhor próximas à superfície. 
    Conheça melhor o hélice no seguinte vídeo.


Fonte: Adaptado de https://www.hrnautica.com.br/helice-modelos-funcoes-e-comparativos/.

Agora que você já sabe um pouco mais como funciona a tecnologia náutica. Que tal explorar o seu lado maker e criar um barco com propulsão elástica?

DIY Barco com Propulsão Elástica

1) Você precisará dos seguintes materiais: 3 folhas de papel sulfite A4 (pode ser rascunho), elástico de borracha (de dinheiro), fita adesiva, tesoura, régua, lápis.

2) Faça dois canudo de papel. Comece enrolando pela diagonal. Feche com fita adesiva. Depois junte os dois canudos com fita adesiva. Dobre ao meio e reserve.
   

3) Faça o terceiro canudo. Enrole pelo lado menor da folha. Feche com a fita adesiva. Corte dois pedaços de 7 cm e 4 cm. Reserve a sobra do canudo.


4) Fixe com fita adesivo os canudos na base do barco. Coloque o elástico para ajudar a posicionar os canudos.


5) Agora faremos o hélice de duas pás. Com a sobra do canudo, corte um pedaço de 6 cm. Descarte o último pedaço. Faça um furo no meio e passe o elástico de borracha com ajuda de um lápis. Depois acrescente à base do barco.


6) Pronto! O seu barco com propulsão elástica já está finalizado. Gire o hélice para que o elástico fique enrolado e depois teste na água.
 

Veja o DIY na prática e o teste na água abaixo.


7) Não esqueça de compartilhar o seu projeto no grupo online de sua escola e nas redes sociais marque @aprofessorakeila.

Postar um comentário

0 Comentários